A 3ª reunião da REBRAENSP aconteceu no dia 25 de março 2009, no Centro de Convenções Rebouças – São Paulo-SP, realizada em cooperação do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina - USP e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.
A primeira parte da reunião foi uma palestra com Profa. Dra. Patricia Marck - University of Alberta – Canadá – que relatou as Experiências de Segurança do Paciente no Canadá. As dificuldades não diferem muito das nossas, mas o avanço nas conquistas, estas sim devemos seguir. Um dos dados apresentados é o combate ao “não lavar as mãos” todos são cobrados a participar e efetivamente – ‘LAVAR AS MÃOS’, a enfermagem está de olho.
Em seguida foram apresentados as várias atividades dos Pólos da REDE, tais como: as iniciativas, os avanços, os novos grupos formados. Os slides de apresentação estão postados na página do grupo - só para participantes cadastrados.
O Pólo Paraná representado pelas coordenadoras Raymunda, Maria Angélica e Sandra (Santa Casa de Ponta Grossa) apresentaram este BLOG e Página do Grupo (que contém arquivos sobre a tematica segurança e outros documentos). O nosso trabalho foi bastante elogiado pela iniciativa de construir elementos de divulgação na web, sobre as atividades da REBARAENSP-PR.
Foram traçadas algumas metas para serem apresentadas na próxima reunião e como sempre nos do Paraná nos inserimos em algumas atividades que iremos contar assim que eles estejam em funcionamento.
Mas aproveitamos, sempre que possível, a reiterar e convidar os colegas a participarem da REDE, com sugestões e divulgação das iniciativas de Redes de Enfermagem das Américas que se propõe a melhoria da educação, da prática e da pesquisa em enfermagem para alcançar os Objetivos do Milênio e a Atenção Primária em Saúde.
A formação das Redes são um Programa de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde da OPS/OMS e se incide sobre a promoção e apoio ao desenvolvimento de comunidades de pratica e aprendizagem entre profissionais vinculados ao desenvolvimento da Enfermagem para a segurança dos pacientes.
Os Programas de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Qualidade dos Serviços de Saúde da OPS têm especial interesse no assunto, ciente que a enfermagem é uma grande e contínua área dos cuidados de saúde, que exige dos enfermeiros e equipe treinados e competentes para garantir a segurança dos cuidados. A formação básica, contínua e permanente do pessoal de enfermagem nesta matéria representa uma estratégia central de transformação e sustentabilidade para qualidade da atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário